Não se sabe muito sabe sobre a vida desta importante figura da história médica, mas algo é inquestionável,Hipócrates

A medicina seria definida, portanto, como o ofício de cuidar do doente, conforme as regras estabelecidas pela própria práxis, sob a inspiração do exame atento e detalhado da situação em questão. Este movimento na área da saúde é completamente atrelado à presença de Hipócrates em sua liderança.
O Pai da Medicina estabeleceu, em sua prática, quatro princípios fundamentais:
- jamais prejudicar o enfermo;
- não buscar aquilo que não é possível oferecer ao paciente, os famosos milagres;
- lutar contra o que está provocando a enfermidade;
- acreditar no poder de cura da Natureza.
Desta forma o verdadeiro médico, para cumprir os preceitos de Hipócrates, precisa seguir algumas normas, como:
- combater a raiz da enfermidade através de seus opostos;
- atuar habilmente;
- agir no organismo enfermo com equilíbrio e bom senso;
- oferecer ao doente a necessária educação;
- cuidar do indivíduo levando em conta sua singularidade, seu tipo físico, sexo, faixa etária, entre outros fatores;
- perceber o momento mais adequado de intervir no tratamento;
- levar em conta não só a fração do organismo afetada, mas o seu todo;
- sempre se deixar guiar pela ética.
Hipócrates criou a célebre doutrina dos quatro humores – sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra – para melhor entender o funcionamento do corpo humano, englobando a própria personalidade do Homem. Conforme estes humores alcançam o necessário equilíbrio, a saúde está presente no organismo; se um deles está em menor proporção ou em quantidade excessiva, o desequilíbrio se instaura, provocando dor e enfermidades. Esta visão hipocrática perdurou até o século XVIII.
O grande estudioso, que lutou constantemente contra o pensamento mágico e supersticioso, oferecia três espécies de tratamento – a sangria, para acabar com os excessos; o purgante, com o objetivo de complementar a purificação do organismo; e a dieta, para prevenir a constituição dos maus humores. O contato com a natureza é igualmente uma prescrição significativa, segundo o famoso médico.
Para Hipócrates, as doenças estavam igualmente relacionadas ao meio ambiente, ao clima, a uma determinada raça e à alimentação. Seus principais conceitos estão contidos em sua obra Aforismos, e muitos deles ainda têm validade no mundo contemporâneo. Fundamental também é sua ética, resumida no célebre Juramento de Hipócrates. De acordo com alguns pesquisadores, porém, este paradigma que até hoje se esforça para guiar a conduta médica pode ter sido criado bem depois da época de Hipócrates. Mas com certeza foi pelo menos inspirado em suas atitudes éticas.